Patologias e Tratamentos

Entorse de tornozelo

Uma entorse de tornozelo ocorre quando os fortes ligamentos que suportam o tornozelo esticam além de seus limites e rompem. As entorses do tornozelo são lesões comuns que ocorrem em pessoas de todas as idades. Elas variam de leve a grave, dependendo de quanto dano há nos ligamentos. 

A maioria dos entorses são lesões de menor gravidade que curam com tratamentos conservador, como descansar e aplicar gelo. No entanto, se o seu tornozelo estiver muito inchado e doloroso para caminhar - ou se você está tendo problemas para colocar o peso em seu tornozelo, não deixe de consultar o seu médico.

Sem tratamento e reabilitação adequados, uma entorse mais severa pode enfraquecer o tornozelo, tornando mais provável que você o machuque novamente. As entorses de tornozelo repetidas podem levar a problemas a longo prazo, incluindo dor crônica no tornozelo, artrite e instabilidade contínua.


Descrição

Os ligamentos são fortes tecidos fibrosos que conectam ossos a outros ossos. Os ligamentos no tornozelo ajudam a manter os ossos na posição correta e a estabilizar a articulação.

A maioria dos tornozelos torcidos ocorrem nos ligamentos laterais (lado de fora do tornozelo). As entorses podem variar de pequenas fissuras nas fibras que compõem o ligamento até rupturas completas.

Se houver uma ruptura completa dos ligamentos, após a fase inflamatória inicial o tornozelo pode tornar-se instável.

Ao longo do tempo, esta instabilidade pode resultar em danos nos ossos e na cartilagem da articulação do tornozelo.

Os ligamentos laterais do tornozelo são mais frequentemente feridos.

Sintomas

Um tornozelo torcido é doloroso. Outros sintomas podem incluir:

  • Inchaço
  • Equimoses
  • Instabilidade do tornozelo - isso pode ocorrer quando houve ruptura completo do ligamento ou uma luxação completa da articulação do tornozelo.

Se houver uma ruptura severa dos ligamentos, você também pode ouvir ou sentir um "pop" quando a torção ocorre. Os sintomas de uma entorse grave são semelhantes aos de um osso quebrado e requerem uma avaliação médica imediata.


Exames de Imagem

Raios X. Os raios-X fornecem imagens de estruturas densas, como o osso. Um osso quebrado pode causar sintomas semelhantes de dor e inchaço.

Imagem de ressonância magnética (MRI) . Uma MRI é solicitada na suspeita de uma lesão grave nos ligamentos, danos na cartilagem ou osso da superfície articular. A ressonância magnética não pode ser solicitada até que o período de inchaço e contusões se resolva.

Graus das entorses do tornozelo

Entorse grau 1 (Suave) - Ruptura microscópica das fibras ligamentares

Entorse grau 2 (Moderado) –Rruptura parcial do ligamento, pode haver uma folga anormal na articulação do tornozelo

Entorse grau 3 (Grave) – ruptura completa do ligamento, pode haver instabilidade substancial


Tratamento

Quase todas as entorses de tornozelo podem ser tratadas sem cirurgia. Mesmo uma ruptura completa de ligamento pode curar sem reparo cirúrgico se for imobilizada adequadamente.

Um programa trifásico orienta o tratamento:

1. Fase 1 - repouso, proteção e reduzir o inchaço.

2. Fase 2 - restaurar a amplitude de movimento, força e flexibilidade.

3. Fase 3 - exercícios de manutenção e o retorno gradual a atividades.

Fisioterapia. Essencial no tratamento . Os exercícios de reabilitação são usados para prevenir a rigidez, aumentar a força do tornozelo e evitar problemas crônicos.

Tratamento cirúrgico - O tratamento cirúrgico para entorses de tornozelo é raro. A cirurgia é reservada para lesões que não respondem ao tratamento não cirúrgico após meses de reabilitação e tratamento não cirúrgico.

Resultados

Os resultados para as entorses do tornozelo são geralmente bastante bons. Os resultados bem-sucedidos dependem do comprometimento do paciente com os exercícios de reabilitação. A reabilitação incompleta é a causa mais comum de instabilidade crônica do tornozelo após uma entorse. Se um paciente parar de fazer os exercícios de fortalecimento, o (s) ligamento (s) ferido (ão) irá enfraquecer e colocar o paciente em risco de entorses contínuas no tornozelo.

Lesões crônicas do tornozelo - Uma vez que você torceu o tornozelo, você pode continuar a torcer se os ligamentos não tiverem tempo para curar completamente. Um tornozelo com ruptura crônica pode ser altamente funcional porque os tendões sobrejacentes ajudam com estabilidade e movimento.

Prevenção

  • Aquecer completamente antes do exercício e da atividade física
  • Preste muita atenção ao caminhar, correr ou trabalhar em uma superfície irregular
  • Use sapatos feitos para sua atividade
  • Interromper atividades quando sentir dor ou fadiga

Fonte: www.orthoinfo.org


  Topo