Patologias e Tratamentos

Viscossuplementação

A osteoartrose do joelho é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Desenvolve-se lentamente e a dor que ela causa piora ao longo do tempo. Embora não haja cura para osteoartrite, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar as pessoas a gerenciar a dor e permanecer ativo.

Em seus estágios iniciais, a artrose do joelho é tratada com métodos não cirúrgicos, incluindo:

• Mudanças no nível de atividade
  • Perda de peso
  • Uso de analgésicos
  • Fisioterapia

Injeções de corticosteróides

Outra opção de tratamento é um procedimento chamado viscossuplementação. Se você tentou todos os outros métodos de tratamento não cirúrgico e sua dor continua a limitar suas atividades, a viscossuplementação pode ser uma opção.

Neste procedimento, um líquido tipo gel chamado ácido hialurônico é injetado na articulação. O ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente no fluido sinovial que circunda as articulações.

Atua como um lubrificante para permitir que os ossos se movam suavemente um sobre. As pessoas com osteoartrose têm uma concentração mais baixa do que normal de ácido hialurônico nas articulações. A teoria é que a adição de ácido hialurônico à articulação artrítica facilitará o movimento e reduzirá a dor.

Após as injeções, geralmente é recomendado que os pacientes se envolvam em um programa de reabilitação que inclua exercícios de joelho gentis e progressivos. Os objetivos da reabilitação são melhorar a amplitude de movimento e desenvolver força muscular para suportar o joelho.

Como o próprio nome indica, a sviscossuplementação complementa artificialmente a viscosidade natural do fluido articular. Ao ingerir um ácido hialurônico sintético no joelho, os médicos esperam lubrificar temporariamente a articulação do joelho, melhorando assim a função de  melhorar a dor e talvez até retardando o processo de degeneração.

Quando bem-sucedido, a viscosuplementação pode proporcionar alívio da dor da osteoartrite do joelho por 3 meses ou mesmo um ano, com o maior alívio da dor tipicamente encontrado entre 5 e 13 semanas. Durante esse período, um estudo encontrado, os pacientes apresentaram melhora média medida em dor de 11 a 54% e melhora em função de 9 a 15%.

Embora a viscossuplementação funcione para alguns pacientes com osteoartrite do joelho, não é um tratamento infalível para todos. Um grande estudo publicado em 2012 questionou completamente a utilidade da suplementação de viscosidade. No entanto, a maioria dos médicos ainda considera uma opção de tratamento útil, para ser usada quando outros métodos de alívio da dor não-cirúrgico não proporcionaram alívio suficiente.

A Viscossuplementação Pode ser Repetida?

Quando o alívio da dor desaparece, os pacientes podem receber outra série de injeções. Geralemente deve se aguardar pelo menos 3 meses entre a injeção inicial e a segunda rodada de injeções. As aplicações podem ser repetidos uma ou mais vezes, mas podem não funcionar indefinidamente. A osteoartrite é susceptível de progredir, e ao longo do tempo um paciente pode encontrar que as injeções não proporcionam alívio da dor adequado.

Efeitos colaterais

Você pode notar uma reação local, como dor, calor e leve inchaço imediatamente após o tiro. Esses sintomas geralmente não duram muito. Você pode aplicar um pacote de gelo para ajudar a aliviá-los.

Complicações

Raramente, os pacientes podem desenvolver uma reação local semelhante a alergia no joelho. Nestes casos, o joelho pode ficar cheio de líquido, vermelho, quente e doloroso. Se isso ocorrer, entre em contato com seu médico imediatamente.

Infecção e sangramento também são complicações muito raras desse procedimento.

Fonte: www.orthoinfo.org

Topo